Origem da Bateria. (Em uma virada...)

Há cerca de 8 mil anos, nossos antepassados já batucavam em "tambores" feitos de troncos de árvores cobertos com peles de animais, usados em carater religioso. São dessa época os instrumentos de percussão mais antigos do mundo, encontrados em escavações na região da Morávia, na República Tcheca.

No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bombo, outro tocava a caixa e o outro tocava pratos ou ainda blocos de madeira que fazia os efeitos sonoros. O desenvolvimento do pedal possibilitou que uma mesma pessoa executasse todas estas funções.

O primeiro pedal prático foi inventado em 1910. William F. Ludwig, que criou o primeiro modelo de madeira e logo depois, com o aumento da procura, passou a desenvolver junto com seu cunhado, Robert Danly, o modelo do pedal em aço que foi vendido para milhares de bateristas e serviu de base para criação dos modelos mais avançados que temos hoje.

No início, os primeiros bateristas apoiavam as partes da bateria em cadeiras, banquetas ou demais móveis que ajudassem a montar a composição.

E assim nascia a bateria parecida com o que conhecemos hoje. O conjunto de componentes desse instrumento foi sendo aperfeiçoado com o tempo. O hi-hat (dois pratos que se chocam, acionados pelo pé do baterista), por exemplo, apareceu em 1940.




Comentários