Em todas as profissões e áreas da vida, encontramos termos técnicos totalmente específicos.
Hoje aprenderemos alguns na área da Música e da Bateria, em inglês, português e gírias.
· Andamento – é o movimento rápido ou lento dos sons, respeitando a precisão dos tempos do compasso;
· Ataque – toque, momento de contato entre a baqueta e o instrumento;
· Approach - forma como você interpreta determinada levada ou música;
· Back beat - o 2 e 4 do compasso, que fica atrás do 1 e 3, daí back beat = atrás do tempo;
· Bateras – gíria para bateristas e/ou baterias.
· Baqueteamento – o mesmo que manulação, mão correta para se executar toques com a baqueta;
· Beat – o mesmo que tempo,batida,pulsação;
· Bell – sino ou cúpula do prato;
· Cabeça – o começo, topo. A cabeça do compasso: o primeiro tempo. A cabeça da musica: o inicio;
· Click – metrônomo;
· Compasso – tempos agrupados em porções iguais;
· Compasso composto – aqueles cujo tempo tem divisão ternária;
· Compasso impar – aqueles que possuem a quantidade de tempo, em numeral impar, 7/8, 5/8, 11/8 e etc;
· Crash – prato de ataque;
· Die cast hoop – aro de metal fundido, aquele sem a “bordinha” virada, que tem maior volume e ataque;
· Downbeat – em cima do beat, na cabeça do tempo;
· Drum set up – forma de montar a bateria;
· Feel – sentimento, ou seja, está relacionado ao “sotaque” que você aplica à música que estiver tocando;
· Fill (in) – aquela “viradinha” para entrar na música;
· Gig – gíria americana para bandas, grupos;
· Ghost notes – também chamadas Grace notes, são notas de dinâmica mais baixa, tocada leve;
· Groove – em inglês, significa sulco (de uma engrenagem ou do disco em vinil), sendo um termo usado para designar tudo que é relacionado à levada, encaixe entre os instrumentos e suingue de uma forma geral;
· Hardware – ferragem da bateria ou da percussão;
· Hell down / hell up – forma de tocar com os pés. Com toda a planta do pé (down), com apenas a ponta do pé (up);
· Hi-Hat – pratos de contra tempo, chimbal;
· Hoop – aro;
· Intro – introdução;
· Levada – o mesmo que groove;
· Loop – trecho pequeno, normalmente de dois a quatro compassos,de um ritmo ou seqüência harmônica onde o final emenda com o começo em seqüência obtendo uma levada ou um groove;
· Match-grip – pegada onde as duas mãos seguram a baqueta da mesma forma. No Brasil é a forma de pegada mais popular;
· Metrônomo – instrumento usado para marcar a velocidade do ritmo. Batidas por minuto, serve para estudos, gravações e ensaios;
· Paradiddles – um dos rudimentos mais famosos consiste em toques com as mãos disposta desta maneira: DEDD EDEE;
· Papa-mama – gíria usada ao toque duplo;
· Pegada – forma que se segura a baqueta. Em inglês,grip.Força aplicada ao toque. ex: Aquele Batera tem uma pegada forte;
· Play along – tocar junto;
· Ride - prato de condução;
· Rimshot – quando tocamos qualquer tambor, em especial a caixa, em que no momento do toque, a baqueta toca ao mesmo tempo o aro e a pele, proporcionando um volume mais alto que o normal;
· Roots-raizes – Qualquer estilo roots significa, de raiz,sem miscigenação;
· Rudimentos – são exercícios criados no começo do século para bandas marciais e que acabaram por se transformar na base da bateria moderna;
· Sampler – amostra de som;
· Sequencer – possibilidade de tocar ao vivo com vários instrumentos pré-gravados, com o auxilio de um computador ou teclado, com o recurso MIDI, por exemplo: tocar com um naipe completo de cordas sem precisar estar com uma orquestra, ou utilizar esse recurso na falta de um músico;
· Sextina – grupo de notas formado por seis colcheias por tempo;
· Shuffle feel – levada tercinada;
· Splash – pequeno prato de ataque ou pontuação (12 polegadas no máximo);
· Stroke – Toque;
· Tap note – nota mais fraca, tocada depois de uma forte, seria o segundo toque, se feito em tercina;
· Traditional Grip – pegada típica dos antigos jazzistas e caixistas de bandas marciais. É uma pegada muito usada até hoje;
· Tercina – grupo de notas, formada por três colcheias por tempo;
· Triplets – quiáltera, tercina;
· Up tempo – andamento rápido;
· Up beat – para fora do tempo, a segunda colcheia de cada tempo ou ainda os “es” de cada tempo,
· Quiáltera – quando ocorrem mais notas do que originalmente deveria ter: três colcheias ao invés de duas, seis semicolcheias ao invés de quatro.
DEUS OS ABÊNÇÕE.
Hoje aprenderemos alguns na área da Música e da Bateria, em inglês, português e gírias.
· Andamento – é o movimento rápido ou lento dos sons, respeitando a precisão dos tempos do compasso;
· Ataque – toque, momento de contato entre a baqueta e o instrumento;
· Approach - forma como você interpreta determinada levada ou música;
· Back beat - o 2 e 4 do compasso, que fica atrás do 1 e 3, daí back beat = atrás do tempo;
· Bateras – gíria para bateristas e/ou baterias.
· Baqueteamento – o mesmo que manulação, mão correta para se executar toques com a baqueta;
· Beat – o mesmo que tempo,batida,pulsação;
· Bell – sino ou cúpula do prato;
· Cabeça – o começo, topo. A cabeça do compasso: o primeiro tempo. A cabeça da musica: o inicio;
· Click – metrônomo;
· Compasso – tempos agrupados em porções iguais;
· Compasso composto – aqueles cujo tempo tem divisão ternária;
· Compasso impar – aqueles que possuem a quantidade de tempo, em numeral impar, 7/8, 5/8, 11/8 e etc;
· Crash – prato de ataque;
· Die cast hoop – aro de metal fundido, aquele sem a “bordinha” virada, que tem maior volume e ataque;
· Downbeat – em cima do beat, na cabeça do tempo;
· Drum set up – forma de montar a bateria;
· Feel – sentimento, ou seja, está relacionado ao “sotaque” que você aplica à música que estiver tocando;
· Fill (in) – aquela “viradinha” para entrar na música;
· Gig – gíria americana para bandas, grupos;
· Ghost notes – também chamadas Grace notes, são notas de dinâmica mais baixa, tocada leve;
· Groove – em inglês, significa sulco (de uma engrenagem ou do disco em vinil), sendo um termo usado para designar tudo que é relacionado à levada, encaixe entre os instrumentos e suingue de uma forma geral;
· Hardware – ferragem da bateria ou da percussão;
· Hell down / hell up – forma de tocar com os pés. Com toda a planta do pé (down), com apenas a ponta do pé (up);
· Hi-Hat – pratos de contra tempo, chimbal;
· Hoop – aro;
· Intro – introdução;
· Levada – o mesmo que groove;
· Loop – trecho pequeno, normalmente de dois a quatro compassos,de um ritmo ou seqüência harmônica onde o final emenda com o começo em seqüência obtendo uma levada ou um groove;
· Match-grip – pegada onde as duas mãos seguram a baqueta da mesma forma. No Brasil é a forma de pegada mais popular;
· Metrônomo – instrumento usado para marcar a velocidade do ritmo. Batidas por minuto, serve para estudos, gravações e ensaios;
· Paradiddles – um dos rudimentos mais famosos consiste em toques com as mãos disposta desta maneira: DEDD EDEE;
· Papa-mama – gíria usada ao toque duplo;
· Pegada – forma que se segura a baqueta. Em inglês,grip.Força aplicada ao toque. ex: Aquele Batera tem uma pegada forte;
· Play along – tocar junto;
· Ride - prato de condução;
· Rimshot – quando tocamos qualquer tambor, em especial a caixa, em que no momento do toque, a baqueta toca ao mesmo tempo o aro e a pele, proporcionando um volume mais alto que o normal;
· Roots-raizes – Qualquer estilo roots significa, de raiz,sem miscigenação;
· Rudimentos – são exercícios criados no começo do século para bandas marciais e que acabaram por se transformar na base da bateria moderna;
· Sampler – amostra de som;
· Sequencer – possibilidade de tocar ao vivo com vários instrumentos pré-gravados, com o auxilio de um computador ou teclado, com o recurso MIDI, por exemplo: tocar com um naipe completo de cordas sem precisar estar com uma orquestra, ou utilizar esse recurso na falta de um músico;
· Sextina – grupo de notas formado por seis colcheias por tempo;
· Shuffle feel – levada tercinada;
· Splash – pequeno prato de ataque ou pontuação (12 polegadas no máximo);
· Stroke – Toque;
· Tap note – nota mais fraca, tocada depois de uma forte, seria o segundo toque, se feito em tercina;
· Traditional Grip – pegada típica dos antigos jazzistas e caixistas de bandas marciais. É uma pegada muito usada até hoje;
· Tercina – grupo de notas, formada por três colcheias por tempo;
· Triplets – quiáltera, tercina;
· Up tempo – andamento rápido;
· Up beat – para fora do tempo, a segunda colcheia de cada tempo ou ainda os “es” de cada tempo,
· Quiáltera – quando ocorrem mais notas do que originalmente deveria ter: três colcheias ao invés de duas, seis semicolcheias ao invés de quatro.
DEUS OS ABÊNÇÕE.
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